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Investigação Paranormal / APÓS ENCONTRAR UM CARO ANEL EM FRENTE AO CEMITÉRIO, A VIDA DELE DEU MUITO ERRADO
« Última mensagem por Lucas em 22 de Setembro de 2020, 17:39 »83
Investigação Paranormal / ELES OUVIRAM O ASSOVIAR DA "MATINTA PERÊRA", MAS SE ASSOMBRARAM MESMO AO DESCOBR
« Última mensagem por Lucas em 22 de Setembro de 2020, 17:39 »84
Investigação Paranormal / MÃE ASSUSTADA! VÃDEO MOSTRA MENINO DE 2 ANOS FAZENDO BALANÇOS SE MOVER EM PARQUE
« Última mensagem por Lucas em 22 de Setembro de 2020, 17:38 »85
Orbes / Possivel Descrição de Orbe
« Última mensagem por Lucas em 22 de Setembro de 2020, 17:20 »Uma bola de energia translúcida com aspecto semelhante a um globo de luz. Esta é a mais fotografada forma básica de um espÃrito.
Estas bolas de energia têm sido registrados em fotografias, monitores de infravermelhos, e vÃdeos. Orbes aparecem com mais frequencia em locais assombrados.
No entanto, existem casos em que aparecem figuras semelhantes a orbes em imagens, mas que podem ser causadas pela humidade (chuva, neve, nevoeiro), insectos ou poeira.
Estas bolas de energia têm sido registrados em fotografias, monitores de infravermelhos, e vÃdeos. Orbes aparecem com mais frequencia em locais assombrados.
No entanto, existem casos em que aparecem figuras semelhantes a orbes em imagens, mas que podem ser causadas pela humidade (chuva, neve, nevoeiro), insectos ou poeira.
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Investigação Paranormal / O Mistério do Espelho Negro
« Última mensagem por Lucas em 22 de Setembro de 2020, 09:05 »87
Teorias de Conspiração / A Música Desconhecida - Like the wind / Check It In, Check It Out
« Última mensagem por Lucas em 22 de Setembro de 2020, 09:03 »88
Fotografias e VÃdeos de Fantasmas Captados no Brasil / Poltergeist em Ponta Porã - A FamÃlia de Japoneses que Vivenciou o Sobrenatural
« Última mensagem por Lucas em 22 de Setembro de 2020, 09:02 »89
Mitos Urbanos, Lendas & Superstições / O Incidente do "Sangue Corrompido": O Primeiro Caso Registrado de Uma Epidemia D
« Última mensagem por Lucas em 22 de Setembro de 2020, 09:00 »World of Warcarft, abreviado simplesmente para "WoW" pelos seus usuários, é um jogo de realidade virtual em que as pessoas criam um personagem virtual, um avatar, e o utilizam para percorrer diversos lugares, cumprir missões, lutar contra inimigos e geralmente, interagir com os outros milhares de jogadores que têm seus próprios personagens na plataforma.
Este é um de vários jogos de interpretação de personagens online e em massa para multijogadores (MMORPG por suas siglas em inglês) que têm alcançado popularidade nas últimas duas décadas. Há quem diga que devido a que esses jogos permitem a interação com outras pessoas nesse "mundo virtual" esses programas culminam por "substituir a vida real" de muitos e se convertem em verdadeiros vÃcios que absorvem a totalidade de seu tempo e sua energia.
Mas não criticamos e nem vamos falar de vÃcios, mas sim, de um fenômeno particular que ocorreu nesse jogo no ano 2005, gerando a primeira "epidemia virtual" de que se tem registro.
O Incidente do Sangue Corrompido
No jogo as pessoas têm personagens que por sua vez podem ter mascotes (companheiros) e entrar para combater em calabouços.
Hakkar, o Esfola almas
Em setembro de 2005 foi criado um novo calabouço chamado Zul'Gurub, oferecido como parte de uma atualização de software, em que um novo personagem chamado Hakkar, o Esfola Almas, uma serpente alada que tinha a capacidade de lançar uma doença que tirava a vida dos jogadores de forma gradual.
Entre os muitos poderes de ataque de Hakkar, entre os quais "sugar sangue" e "causar insanidade", estava a capacidade de espalhar a "doença" (mais como uma maldição de batalha) que afetava os jogadores e seus mascotes por um tempo determinado, assim como a outros jogadores próximos, e, em teoria, devia terminar quando o personagem morresse ou quando saÃssem do calabouço.
Mas por um erro de programação alguns mascotes terminaram com a doença mesmo depois de sair do calabouço. Transmitiram a "maldição" a seus donos e estes a outros personagens.
Além dos jogadores, personagens "automatizados" (NPCs) do jogo (como animais, ou inimigos que apareciam, ou coisas assim) também podiam adoecer, mas eles não morriam. Em efeitos práticos, isso convertia esses personagens "robóticos" em vetores assintomáticos, que podiam transmitir a doença aos demais.
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As Consequências da Epidemia
Os perfis que tinham nÃveis altos e mais vida conseguiam resistir à doença, mas os de nÃveis baixos morriam imediatamente. E enquanto que em WoW os personagens revivem após um certo tempo, morrer é ruim para o avatar, já que o faz perder objetos ou pontos.
O que seguiu foi um caso fascinante de resposta de uma sociedade a uma epidemia, pois ainda que se tratasse de um mundo virtual, a resposta foi muito parecida à que teria tido uma sociedade real.
Isto gerou "quarentenas" nas zonas afetadas e uma migração em massa dos jogadores das cidades, se movendo para regiões menos povoadas onde o contágio seria mais difÃcil. Voluntários curadores de altos nÃveis ajudavam os doentes, enquanto voluntários de nÃveis baixos (que não podiam ajudar nas zonas de epidemia) tratavam de desviar o trânsito das zonas afetadas para que mais pessoas/avatares não adoecessem.
E claro, um grande número de indivÃduos tratavam de saquear os restos dos personagens mortos para ver se conseguiam algo de valor.
Esqueletos no lugar da epidemia
Modelos de Epidemia
O assunto foi finalmente solucionado "desligando" o sistema algumas vezes para reiniciar os servidores do jogo e em vários meses de trabalho no código fonte.
Mas em 2007 o tema voltou a surgir, desta vez a partir do campo da ciência. Naquele ano um epidemiólogo israelense chamado Ran D. Balicer publicou um artigo em que descrevia as semelhanças deste incidente com as epidemias de gripe aviária e SARS (uma variante particularmente forte de pneumonia que apareceu em Hong Kong no inÃcio do milênio).
Vários pesquisadores realizaram análises comparativas, e a conclusão foi que os modelos digitais desse tipo poderiam ter algum tipo de utilidade na hora de predizer o impacto de uma epidemia.
No entanto, até o momento não voltaram a aparecer epidemias desse tipo para "provar" o funcionamento desses modelos.
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Tradução/Adaptação: Rusmea & Mateus Fornazari
- World Of Warcraft - The Corrupted Blood Incident
- https://wow.gamepedia.com/Hakkar_the_Soulflayer
- http://g1.globo.com/Noticias/Games/0,,MUL1100039-9666,00-PRAGA+NO+GAME+WORLD+OF+WARCRAFT+DA+LICAO+SOBRE+PANDEMIA+DE+GRIPE.html
- https://en.wikipedia.org/wiki/Corrupted_Blood_incident
- https://www.wowgirl.com.br/guias/masmorras/cataclysm/zulgurub/
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