Tabuleiro Ouija
O Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija é qualquer superfÃcie plana com letras, números ou outros sÃmbolos em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para comunicação com espÃritos. Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens. Na verdade, há um jogo de tabuleiro registrado no Departamento de Comércio estadounidense com o nome de Ouija, mas a designação passou a servir a qualquer tabuleiro que se utiliza da mesma idéia.
Em Portugal , há uma variante conhecida como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Existem também apoios para a utilização de lápis durante as sessões.
Origem
O princÃpio que baseia o tabuleiro Ouija ficou conhecido depois de 1848, ano em que duas irmãs estadounidenses, Kate e Margaret Fox, supostamente contactaram um vendedor que havia morrido anos antes e espalharam uma febre espiritualista pelos Estados Unidos e Europa[. Há também indÃcios de que o princÃpio teria sido aperfeiçoado por um espiritualista por volta de 1853, chamado M. Planchette, que teria inventado o indicador de madeira que é utilizado até hoje.
Explicação cientÃfica
Cientistas e cépticos em geral atribuem o funcionamento do tabuleiro Ouija ao efeito ideomotor. Segundo eles, as pessoas participantes da sessão involuntariamente exercem uma força imperceptÃvel sobre o indicador utilizado, e a conjunção da força exercida por várias pessoas faz o objeto se mover. O fÃsico inglês Michael Faraday realizou experimentos que provaram que movimentos inexplicáveis (nesse caso, das mesas girantes) atribuÃdos a fontes ocultas eram na verdade realizados pelos participantes dos experimentos.
O mágico ilusionista e cético americano James Randi cita em seu livro An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural que, quando vendados, os participantes do tabuleiro Ouija não conseguem produzir mensagens inteligÃveis.
Explicação espiritualista
Espiritualistas que acreditam que é possÃvel fazer contato real com o mundo dos mortos argumentam que vendar os olhos dos participantes da mesa prejudica suas supostas capacidades mediúnicas. A idéia que fundamenta o argumento é que o espÃrito utilizaria os sentidos do participante durante as sessões. A maioria dos adeptos dessa teoria acredita que o tabuleiro não tem poder em si mesmo, servindo apenas como ferramenta para o médium se comunicar com o mundo dos espÃritos.
CrÃticas
Além das tradicionais crÃticas dos cépticos, o tabuleiro Ouija também é criticado entre os espiritualistas. O famoso Edgar Cayce declarou-os perigosos[. CrÃticos avisam que maus espÃritos poderiam enganar os participantes e possuÃ-los espiritualmente.
No meio especializado, há diversos avisos contra o uso do tabuleiro por pessoas desavisadas. Há também notÃcias de tablóides relatando casos de suposta possessão demonÃaca em decorrência de sessões envolvendo espÃritos malignos.
A Igreja Católica é crÃtica com o tabuleiro e a brincadeira do copo, assim como as experiências de seus fiéis no Espiritismo em geral. A recomendação dos padres é que os fiéis se mantenham distantes de participações nesse tipo de evento . Da mesma forma, Igrejas Pentecostais costumam acusar as práticas espÃritas como "brincadeiras com demônios"
O jogo “pode ter graves consequênciasâ€, alerta a Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP), com sede nas Caldas da Rainha, que tem recebido no seu sÃtio na Internet inúmeras mensagens sobre a experiência.
José Lucas, da ADEP, esclarece que não se trata de uma sessão espÃrita, mas de um “meio de comunicação com o mundo espiritual, onde é usado um copo como “guia†e um conjunto de letras e algarismos. O mal está no seu uso por pessoas impreparadas e apenas para satisfação de curiosidadesâ€, podendo tornar-se perigoso, pois “a pessoa corre perigo de obsessão espiritual. Sendo uma prática sem objectivos nobres são os espÃritos inferiores e por vezes obstinados no mal que se apresentam, pois os espÃritos bons e nobres não perdem tempo com futilidadesâ€.
José Lucas disse conhecer “variadÃssimos casos de obsessão espiritual de pessoas que brincaram com o assunto sem terem preparação e demoraram muito tempo a libertar-seâ€. Há também relatos de jovens com problemas psiquiátricos. Em Inglaterra, o jogo inspirou um filme de terror intitulado ‘O jogo dos espÃritos’ e no Brasil deu origem à publicação do livro ‘Copos que andam’. A curiosidade começou nas escolas, tornou-se ‘moda’ e muitos são os que se questionam se serão os “copos que andam†apenas uma “ingénua†brincadeira.
EXPERIÊNCIAS MAL SUCEDIDAS
Em Portugal, à semelhança do que acontece noutros paÃses, existem centenas de relatos de experiências mal sucedidas com o ‘Jogo do copo’ e descrições de jovens com problemas psiquiátricos devido a este desafio chegaram também à Associação Cultural EspÃrita (ACE), com sede nas Caldas da Rainha.
Ana Oliveira, presidente da ACE, reconheceu que “muitas vezes os espÃritos que se manifestam são brincalhões e provocam problemas aos jovensâ€. “O objectivo dos jovens é terem certeza de que há comunicabilidade com os espÃritos, acham engraçado o copo mexer-se, ir direito à s letras e formar frases, só que à s vezes fazem perguntas sobre as famÃlias e ficam transtornados com as respostas. Por exemplo, recebem respostas de que um amigo vai morrer e à s vezes as coisas acontecem e eles ficam com medo e em pânicoâ€, explicou a responsável da ACE, adiantando: “No espiritismo nós nunca fazemos perguntas aos espÃritosâ€.
“O que parecia ser um simples e inofensivo jogo já teve consequências graves, com os jovens perturbados a terem de recorrer a psiquiatrasâ€, adiantou a presidente da Associação Cultural EspÃrita.